BICHOS DA TRILHA - COBRA DE VIDRO
- trilhauemg
- 12 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Dando sequência a nossa série "BICHOS DA TRILHA", hoje vou falar da cobra de vidro ou lagarto ápodo (Ophiodes sp.).
O Gênero Ophiodes é composto por lagartos ápodos. Apesar do nome popular "cobra de vidro" e de muitos pensarem, a primeira vista, se tratar de uma cobra, esses animais são lagartos. Possuem corpo cilíndrico e alongado, cauda muito longa, membros anteriores ausentes e posteriores extremamente reduzidos e sem dedos. Vive em áreas de cerrado e de mata, principalmente em campos úmidos, em meio ao folhiço ou em moitas de gramíneas em áreas temporariamente alagadas. Passa boa parte do tempo sob o solo. Desloca-se por ondulações laterais do corpo. Alimenta-se de artrópodes, principalmente larvas e ovos de insetos.
Mas o mais legal de tudo isso é como esse bichinho foi descoberto e chegou até nós, do projeto!! Pra isso, vou precisar contar uma história...
No dia 04 de novembro de 2014 realizamos o segundo campo de Herpetofauna para levantar quais espécies existem na área do Projeto. Durante o campo, encontramos um sapo (Rhinella schneideri) no gramado da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, que também está localizada nas áreas da Fundação Helena Antipoff, e é caminho da trilha. Muitos alunos ficaram curiosos e se aproximaram para saber o que estávamos fazendo alí, principalmente com um enorme sapo na mão... rs!! Então aproveitamos a oportunidade para contar sobre o projeto de extensão, o porque de estarmos ali e fizemos uma pequena intervenção com esses alunos. Muitos se interessaram pelo nosso trabalho, e tiraram até fotos com o sapo!! Foi uma experiência muito bacana!! Pude perceber em pouco tempo, o quanto esse momento é importante, e como é grande o poder de transformação quando usamos a informação e a educação para sensibilizar as pessoas.
O exemplo mais forte disso, foi a foto desse lagarto. Ele foi visto e registrado pela aluna Larissa Assis, que esteve no momento da intervenção com o sapo. Foi um belo registro e uma grande contribuição para a nossa lista de espécies identificadas nas áreas da trilha. Muito obrigada Larissa!!!
Se você é aluno da Escola Sandoval, UEMG, Funcionário, morador, visitante e registrou algum animal enquanto esteve nas áreas da trilha, seja também um colaborador!! Entre em contato conosco, envie sua foto, conte-nos sua história... Vamos compartilhar informações, sensibilizar as pessoas e proteger o meio ambiente!! PARTICIPE!!!
Na primeira foto, o lagarto registrado pela Larissa Assis, por celular. Como na foto por celular não aparecem os detalhes, incluí mais uma foto pra vocês. Reparem nos membros posteriores... Ele é muito lindo!!! Essa foto foi retirada do blog: http://avemissoes.blogspot.com.br. A última foto foi do campo de herpeto, com participação das alunas do Colégio Sandoval.



Comments