top of page

 SOBRE

 

   A Trilha Interpretativa FHA-UEMG é um projeto desenvolvido pela aluna/bolsista do Curso de Ciências Biológicas, Carolina Rosa, e coordenado pela Prof. Daisymara Marques, sob o auxílio do Programa Institucional de Apoio à Extensão da UEMG - PAEx 2014, utilizando a interpretação na trilha como instrumento de percepção e sensibilização ambiental. A Trilha Interpretativa é composta por cinco ambientes diferentes dispostos ao longo da Fundação Helena Antipoff (FHA). Horta, Holambrinha, Horto, Mata de Eucaliptos e Mata do Horto, são espaços visitados. 

   Durante a caminhada na trilha, os visitantes aprendem sobre aspectos importantes da fauna e flora local, curiosidades sobre a Fundação Helena Antipoff e dentre outros, estimulando o interesse e cuidado com o meio ambiente.

 

A visita é gratuita e mediada por um Educador Ambiental. É realizada com grupos pequenos de no máximo 20 pessoas, e é necessário agendamento antecipado. 

Entre em contato conosco pelo e-mail: trilha.uemg@gmail.com e agende sua visita!  

 

   Podem participar da visita completa na Trilha Interpretativa crianças acima dos seis anos até aos 17 anos de idade, acompanhada dos pais/responsáveis ou de responsabilidade do grupo escolar, seja público ou privada. Alunos de graduação, pós graduação, grupo de professores, comunidade local, empresas e outros, que buscam através do lazer e da caminhada ao ar livre, um momento de contemplação, assim como a troca de experiências e conhecimentos sobre o meio ambiente. 

   Para crianças menores de seis anos é possivel realizar visitas com percursos menores e mais simples, e desenvolver atividades práticas de Educação Ambiental. 

   

   Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: trilha.uemg@gmail.com

 

 

 

 



CAROLINA ROSA DA SILVA (Autora / Bolsista)

Aluna de Graduação do curso de Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Foi estagiária e Mediadora Ambiental do Instituto Cultural Inhotim, e participou como voluntária de Projetos de Extensão relacionados à Educação Ambiental. Atualmente é bolsista do Projeto de Extensão PAEx - UEMG Ibirité. Tem experiência como Mediadora e Educadora Ambiental, com ênfase na elaboração e execução de atividades práticas, circuitos ambientais e trilhas interpretativas.

 

 

ANDRESSA BRETAS DO VALE (Bolsista)

Aluna de Graduação do curso de Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Possui curso incompleto de Publicidade e Propaganda pela PUC Minas. Foi estagiária do Programa de inclusão pela Prefeitura de Contagem, do Programa Posso Ajudar Amigos da Saúde pelo Centro de Saúde Barreiro de Baixo, e Auxiliar Administrativo de Logística pela Araújo Hipermercados S.A. 

 

 

CRISTIANE PERÔNICO DE ALMEIDA (Coordenadora/Orientadora em 2015 à atual)

Possui mestrado em Ensino de Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência como professora de Biologia e educação básica bem como na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação. 

 

 

DAISYMARA PRISCILA DE ALMEIDA MARQUES (Coordenadora / Orientadora em 2014)

Bióloga (Licenciada) pela Fundação Helena Antipoff/ Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (FHAISE) onde participou da elaboração de projetos educacionais destacando o trabalho de formação de professores e ensino de biologia. Mestre em Ciências da Saúde, área de contentração: Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Centro de Pesquisas René Rachou / Fiocruz / MG onde está envolvida nos projetos de interação Biomphalaria-Schistosoma mansoni. Atualmente leciona na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité.

​EQUIPE

 

COLABORADORES

EMMANUEL ALMADA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Mestrado em em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, também pela UFMG (2008) e Doutorado em Ambiente e Sociedade pela Universdade Estadual de Campinas (2012). Tem experiência em várias no campo dos estudos socioambientais, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Socioambiental, Ecologia Humana, Ecologia Urbana, Etnoecologia, Ecologia Política, Saberes Ecológicos e Comunidades Tradicionais, Teoria Antropológica, Ecologia de Saberes. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão em Agricultura Urbana e conflitos ambientais na periferia de Belo Horizonte. Professor e coordenador do Laboratório de Estudos Bioculturais, Universidade do Estado de Minas Gerais.

 

 

MARINA NOGUEIRA

Mestre em Zoologia dos Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e graduada em Ciências Biológicas também pela PUC Minas. Atualmente é professora de Zoologia dos Invertebrados e dos Cordados, de Ecologia e coordenadora de Trabalho de Conclusão de curso na Fundação Helena Antipoff, onde ja foi Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas. Também ministra as disciplinas de Citologia, Histologia, Embriologia e Genética na Faculdade Ciências da Vida. Foi professora de Citologia e Histologia dos cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Biomedicina da FAMINAS. Foi professora de Ciências do Ensino Fundamental no Colégio Santo Agostinho (BH) e professora de Biologia e Ciências, ensinos Médio e Fundamental, respectivamente, no Colégio Marista Dom Silvério. Tem experiência na área da educação do ensino fundamental, médio e superior e na área de Biologia, Ciências, Zoologia, Biologia Marinha, Botânica, Citologia, Histologia, Embriologia, Genética e na orientação de projetos e Trabalhos de Conclusão de Curso.

 

 

JUAN ESPANHA

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Zoologia de Vertebrados da PUC Minas. Formado em Ciências Biológicas pela PUC Minas, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Biologia PUC Minas (www.icbs.pucminas.br/petbiologia). Zoologia é sua principal área de atuação, e está se aprimorando nesse campo, inicialmente com ênfase em Ecologia, participa de atividades do Laboratório de Ecologia Evolutiva de Répteis e Anfíbios do Programa de Pós-graduação em Zoologia de Vertebrados da PUC Minas onde fez iniciação científica e monografia. Também está atuando na área de Ornitologia, Entomologia (ecologia de Hemiptera e insetos aquáticos- odonata/megaloptera).

 

Fonte: Plataforma Lattes/CNPq

 

 

GUSTAVO VIANNA

Biólogo licenciado pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Possui experiência em identificação botânica. 

 

 

 

 

EDUARDO FRANCO

Biólogo, Pós-Graduado em Comportamento Animal e MBA em Administração de Projetos com Ênfase em Meio Ambiente. Foi pesquisador júnior do Projeto Guigó Minas (Mestrado Zoologia PUC Minas) realizando trabalhos etológicos ligados a dieta e área de vida de primatas de vida livre e comportamento social de primatas de cativeiro. Possui ampla experiência em projetos de Educação e Gestão Ambiental e atendimento ao público. Observa aves a 5 anos e atualmente é Diretor Vice Presidente da Ecoavis - Ecologia e Observação de Aves, e autor do Blog HO - Histórias de Observador. 

 

 

Trilha Interpretativa FHA-UEMG

trilha.uemg@gmail.com                         Av. São Paulo, 3.996, Vila Rosário

  CEP: 32400-000

Ibirité - MG

Realização:                                    Parceria:

bottom of page