top of page



Trilha Interpretativa FHA-UEMG
Sensibilização e Educação Ambiental

Venha caminhar, contemplar a natureza e trocar experiências conosco!
SOBRE
A Trilha Interpretativa FHA-UEMG é um projeto desenvolvido pela aluna/bolsista do Curso de Ciências Biológicas, Carolina Rosa, e coordenado pela Prof. Daisymara Marques, sob o auxílio do Programa Institucional de Apoio à Extensão da UEMG - PAEx 2014, utilizando a interpretação na trilha como instrumento de percepção e sensibilização ambiental. A Trilha Interpretativa é composta por cinco ambientes diferentes dispostos ao longo da Fundação Helena Antipoff (FHA). Horta, Holambrinha, Horto, Mata de Eucaliptos e Mata do Horto, são espaços visitados.
Durante a caminhada na trilha, os visitantes aprendem sobre aspectos importantes da fauna e flora local, curiosidades sobre a Fundação Helena Antipoff e dentre outros, estimulando o interesse e cuidado com o meio ambiente.
A visita é gratuita e mediada por um Educador Ambiental. É realizada com grupos pequenos de no máximo 20 pessoas, e é necessário agendamento antecipado.
Entre em contato conosco pelo e-mail: trilha.uemg@gmail.com e agende sua visita!

Podem participar da visita completa na Trilha Interpretativa crianças acima dos seis anos até aos 17 anos de idade, acompanhada dos pais/responsáveis ou de responsabilidade do grupo escolar, seja público ou privada. Alunos de graduação, pós graduação, grupo de professores, comunidade local, empresas e outros, que buscam através do lazer e da caminhada ao ar livre, um momento de contemplação, assim como a troca de experiências e conhecimentos sobre o meio ambiente.
Para crianças menores de seis anos é possivel realizar visitas com percursos menores e mais simples, e desenvolver atividades práticas de Educação Ambiental.
Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: trilha.uemg@gmail.com
CAROLINA ROSA DA SILVA (Autora / Bolsista)
Aluna de Graduação do curso de Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Foi estagiária e Mediadora Ambiental do Instituto Cultural Inhotim, e participou como voluntária de Projetos de Extensão relacionados à Educação Ambiental. Atualmente é bolsista do Projeto de Extensão PAEx - UEMG Ibirité. Tem experiência como Mediadora e Educadora Ambiental, com ênfase na elaboração e execução de atividades práticas, circuitos ambientais e trilhas interpretativas.
ANDRESSA BRETAS DO VALE (Bolsista)
Aluna de Graduação do curso de Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Possui curso incompleto de Publicidade e Propaganda pela PUC Minas. Foi estagiária do Programa de inclusão pela Prefeitura de Contagem, do Programa Posso Ajudar Amigos da Saúde pelo Centro de Saúde Barreiro de Baixo, e Auxiliar Administrativo de Logística pela Araújo Hipermercados S.A.
CRISTIANE PERÔNICO DE ALMEIDA (Coordenadora/Orientadora em 2015 à atual)
Possui mestrado em Ensino de Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência como professora de Biologia e educação básica bem como na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação.
DAISYMARA PRISCILA DE ALMEIDA MARQUES (Coordenadora / Orientadora em 2014)
Bióloga (Licenciada) pela Fundação Helena Antipoff/ Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (FHAISE) onde participou da elaboração de projetos educacionais destacando o trabalho de formação de professores e ensino de biologia. Mestre em Ciências da Saúde, área de contentração: Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Centro de Pesquisas René Rachou / Fiocruz / MG onde está envolvida nos projetos de interação Biomphalaria-Schistosoma mansoni. Atualmente leciona na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité.


EQUIPE


COLABORADORES





EMMANUEL ALMADA
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Mestrado em em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, também pela UFMG (2008) e Doutorado em Ambiente e Sociedade pela Universdade Estadual de Campinas (2012). Tem experiência em várias no campo dos estudos socioambientais, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Socioambiental, Ecologia Humana, Ecologia Urbana, Etnoecologia, Ecologia Política, Saberes Ecológicos e Comunidades Tradicionais, Teoria Antropológica, Ecologia de Saberes. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão em Agricultura Urbana e conflitos ambientais na periferia de Belo Horizonte. Professor e coordenador do Laboratório de Estudos Bioculturais, Universidade do Estado de Minas Gerais.
MARINA NOGUEIRA
Mestre em Zoologia dos Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e graduada em Ciências Biológicas também pela PUC Minas. Atualmente é professora de Zoologia dos Invertebrados e dos Cordados, de Ecologia e coordenadora de Trabalho de Conclusão de curso na Fundação Helena Antipoff, onde ja foi Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas. Também ministra as disciplinas de Citologia, Histologia, Embriologia e Genética na Faculdade Ciências da Vida. Foi professora de Citologia e Histologia dos cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Biomedicina da FAMINAS. Foi professora de Ciências do Ensino Fundamental no Colégio Santo Agostinho (BH) e professora de Biologia e Ciências, ensinos Médio e Fundamental, respectivamente, no Colégio Marista Dom Silvério. Tem experiência na área da educação do ensino fundamental, médio e superior e na área de Biologia, Ciências, Zoologia, Biologia Marinha, Botânica, Citologia, Histologia, Embriologia, Genética e na orientação de projetos e Trabalhos de Conclusão de Curso.
JUAN ESPANHA
Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Zoologia de Vertebrados da PUC Minas. Formado em Ciências Biológicas pela PUC Minas, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Biologia PUC Minas (www.icbs.pucminas.br/petbiologia). Zoologia é sua principal área de atuação, e está se aprimorando nesse campo, inicialmente com ênfase em Ecologia, participa de atividades do Laboratório de Ecologia Evolutiva de Répteis e Anfíbios do Programa de Pós-graduação em Zoologia de Vertebrados da PUC Minas onde fez iniciação científica e monografia. Também está atuando na área de Ornitologia, Entomologia (ecologia de Hemiptera e insetos aquáticos- odonata/megaloptera).
Fonte: Plataforma Lattes/CNPq
GUSTAVO VIANNA
Biólogo licenciado pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Possui experiência em identificação botânica.
EDUARDO FRANCO
Biólogo, Pós-Graduado em Comportamento Animal e MBA em Administração de Projetos com Ênfase em Meio Ambiente. Foi pesquisador júnior do Projeto Guigó Minas (Mestrado Zoologia PUC Minas) realizando trabalhos etológicos ligados a dieta e área de vida de primatas de vida livre e comportamento social de primatas de cativeiro. Possui ampla experiência em projetos de Educação e Gestão Ambiental e atendimento ao público. Observa aves a 5 anos e atualmente é Diretor Vice Presidente da Ecoavis - Ecologia e Observação de Aves, e autor do Blog HO - Histórias de Observador.
bottom of page