top of page

 TRILHA INTERPRETATIVA FHA-UEMG   

 

   A trilha interpretativa desenvolvida no Campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) unidade Ibirité e na Fundação Helena Antipoff (FHA), é mediada pela equipe do Projeto de Extensão através de visitas e interpretação ambiental, utilizando-a como estratégia pedagógica para Educação Ambiental. Ela é de formato linear, composta por cinco ambientes diferentes e distantes um do outro. A Horta, a Holambrinha, o Horto, a Mata do Horto (fragmento de Mata Atlântica)e a Mata de Eucaliptos, são as áreas visitadas. As rotas que ligam essas cinco áreas foram pré-determinadas, entretanto pode-se criar circuitos independentes de acordo com o interesse do público, do educador e outros. A utilização desses espaços tem por finalidade resgatar os valores ambientais, históricos e culturais da FHA, e aproximar o estudante e a comunidade local os saberes científicos e metodológicos que podem ser identificados em uma visita, acompanhada de um educador ambiental.

   As trilhas não servem apenas como dados históricos, mas também para compartilhar experiências que levem os visitantes a apreciar, entender e cooperar na conservação de um recurso natural. Ao longo dos anos houve uma alteração de valores: de simples meio de locomoção, as trilhas surgem como novo meio de contato com a natureza. Compreender a sabedoria da natureza é a essência da interpretação ambiental, e ensinar este saber e relacioná-lo à necessidade de se construir uma consciência ambiental coletiva concerne à Educação Ambiental, na construção de um paradigma que oriente as ações das sociedades sobre o meio ambiente. 

 

  

 

HORTA

 

   Possui aproximadamente 3 mil m² e ocorre desde 1994. O objetivo de cultivar hortaliças nesse espaço é de atender o consumo interno da Fundação, assim como a venda para alunos, funcionários e comunidade local. Dentre as hortaliças cultivadas estão: alface, couve, brócolis, almeirão, salsa, cebolinha, abóbora, repolho, rúcula, mostarda, rabanete, quiabo, pimenta biquinho, palmito pupunha, açaí, e dentre outras. 

   A VENDA OCORRE NA CANTINA DA FHA, DURANTE OS DIAS DE SEMANA, NO PERÍODO DA MANHÃ, TARDE E NOITE. Caso não estejam expostas na cantina, é possível solicitar a colheita na hora (manhã e tarde com a presença do responsável). 

 

 

HOLAMBRINHA

 

   Possui aproximadamente 1 mil m² e ocorre desde 2007. São cultivadas mudas de plantas ornamentais pequenas, hortaliças e plantas medicinais, todas em pequena escala. O objetivo desse espaço é atender a demanda interna da Fundação através da manutenção e ornamentação dos jardins, assim como a venda para alunos, funcionários e comunidade local.  

   A VENDA OCORRE NA HOLAMBRINHA, DURANTE OS DIAS DE SEMANA, NO PERÍODO DA MANHÃ E TARDE, COM O RESPONSÁVEL, RICARDO. Não há atendimento no horário do almoço. 

 

 

HORTO

 

   Possui aproximadamente 5 mil m² e ocorre desde 2002. São cultivadas mudas e indivíduos jovens de plantas ornamentais e nativas de médio e grande porte, em grande escala. O objetivo desse espaço é atender a demanda interna da Fundação através da manutenção e ornamentação dos jardins, venda em grande escala para paisagistas, alunos, funcionários, comunidade local e outros.  

   A VENDA OCORRE NO HORTO, DURANTE OS DIAS DE SEMANA, NO PERÍODO DA MANHÃ E TARDE, COM O RESPONSÁVEL, MARCELO. Não há atendimento no horário do almoço. 

 

 

MATA DO HORTO

 

   Essa área compreende a um fragmento de Mata Atlântica com vegetação secundária, de aproximadamente 10  mil m². É uma região com elevada importância biológica. A Mata Atlântica é classificada como um "hotspot" mundial, que são áreas com elevado número de espécies endêmicas e que hoje, possuem menos de 25% de sua vegetação natural preservada, sendo dessa forma, consideradas prioritárias para a conservação (Myers et.al., 2000).

   Para conhecer e percorrer a Mata do Horto foi desenvolvida uma trilha propriamente dita, estruturada e marcada, de formato linear com pontos de interpretação ambiental definidos para auxiliar na mediação do Educador Ambiental. 

 

 

MATA DE EUCALIPTOS

 

   Possui aproximadamente 15 mil m² e foi plantada em 2004. Os eucaliptos são nativos da Austrália e algumas espécies podem chegar a mais de 45 metros de altura. Atualmente seu cultivo é muito difundido, utilizando-o na fabricação de papel, óleos essenciais, desinfetantes, perfumarias, e dentre outros. Entretanto é alvo de críticas entre biólogos e naturalistas, quando cultivados incorretamente.

   Durante a visita mediada serão discutidos o porque da plantação desses eucaliptos na Fundação e outros assuntos relacionados. 

 

 

  •    Para participar da visita na TRILHA INTERPRETATIVA FHA-UEMG é obrigatório o uso de sapato fechado e calça comprida.

  •    Recomendamos o uso de protetor solar, repelente, chapéu ou boné, óculos escuro, e blusa fina de manga comprida para proteger dos insetos.

  •    Leve câmera fotográfica, bloco de anotações, lápis ou caneta, e garrafa d´água.  

  •    É obrigatório acompanhar o Educador Ambiental durante toda a visita, e manter-se na trilha. 

  •    É preciso fazer silêncio e o grupo estar sempre unido. Teremos locais específicos de parada e conversa. 

  •    Carregar todo lixo produzido.

  •    Observar os animais a distância e não alimentá-los. 

  •    Não fumar na área da trilha.

  •    Não levar nada encontrado no local. Animais, plantas, rochas, frutos e sementes devem permanecer onde estão. 

 

TIRE APENAS FOTOGRAFIAS, DEIXE APENAS PEGADAS E LEVE PARA A CASA SUAS MEMÓRIAS E INFORMAÇÕES RECEBIDAS!

 

 

Trilha Interpretativa FHA-UEMG

trilha.uemg@gmail.com                         Av. São Paulo, 3.996, Vila Rosário

  CEP: 32400-000

Ibirité - MG

Realização:                                    Parceria:

bottom of page