INCÊNDIO NA ÁREA DO HORTO E DA MATA DO HORTO.
- trilhauemg
- 19 de out. de 2014
- 1 min de leitura
Nessa última quarta feira, 22 de outubro, fui a campo para fixar as tão "sonhadas" placas do Projeto, e fui surpreendida com uma triste cena.
Essa postagem é pra falar de um fato triste que aconteceu na área do Horto e da Mata do Horto; áreas que fazem parte do Projeto e do circuito de visitas da Trilha Interpretativa FHA-UEMG. No domingo do dia 18 de outubro, o fogo tomou conta de grande parte do Horto e da Mata do Horto da Fundação Helena Antipoff, queimando toda área da trilha marcada, inclusive árvores mais jovens de grande relevância identificada pelo projeto, palmeiras e mudas expostas para vendas no Horto, sem contar os animais que viviam nesse ambiente.
Incêndios causam sérios danos a natureza. A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar o fogo de maneira desordenada, cria condições favoráveis para a ocorrência de grandes incêndios. A Mata do Horto era bem jovem, com aproximadamente 12 anos de recuperação. Com a queimada esse processo será muito mais lento...
Nessas áreas de mata é importante não fazer fogueiras e recolher todo o lixo produzido. Caso seja área de acampamento, apagar com água o resto do fogo para evitar que o vento leve as brasas para a mata, causando incêndios. Não jogar pontas de cigarro acesas próxima a qualquer tipo de vegetação.
Está proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. A ação do homem é a principal causa dessa tragédia. Ajude a conservar a fauna e a flora!!





Comments